
|
|
10/07/2012
Trinta e seis Formadores Nacionais, estão a ser dotados pela Comissão Nacional Eleitoral de conhecimentos sobre o funcionamento das Mesas das Assembleias de Voto.
O certame que decorre de 10 a 13 de Julho em Luanda, tem como objectivos dota-los de ferramentas que lhes permitirão dirigir a formação de formadores provinciais de forma clara e pratica sobre a Recepção do Material Eleitoral; Dísticos; Material Necessário para o Funcionamento da Mesa de Voto; Supervisor Logístico; Assistente Eleitoral, Operador do Sistema de Informação ao Eleitor; Constituição e Funcionamento das Mesas de Voto; Início e Ordem de Votação dentre outros.
A formação de formadores nacionais para os Membros das Assembleias de Voto, vai servir de trampolim, para a formação 350 formadores provinciais e posteriormente os municipais para que no final se totalize 3 mil 278 formadores, que vão preparar 146 mil e 500 Membros das Mesas das Assembleias Voto incluindo os supervisores logísticos e assistentes em todo o território nacional para o Pleito Eleitoral de 31 de Agosto decorrerá sobre o Lema Vota! Pela Paz e Democracia.
Ao Proceder a abertura da Formação de Formadores Nacionais para os Membros das Mesas das Assembleias de Voto, o Comissário Nacional Eleitoral Lucas Quilundo, em representação do Presidente da CNE, André da Silva Neto, afirmou que é fundamental que os membros das mesas estejam formados e tenham o domínio de conhecimentos em relação as tarefas porque são eles que nos vão receber e serão eles que nos vão orientar e mais do que isso serão eles que nas situações em que eventuais irregularidades ocorram estarão em condições de fazer o tratamento das reclamações que surgirem, por isso são Agentes Eleitorais cruciais.
|