Último lote de material sensível para as Eleições Gerais de vinte e quatro de Agosto já se encontra no país

Último lote de material sensível para as Eleições Gerais de vinte e quatro de Agosto já se encontra no país
author CNE

10 Aug 2022

A Comissão Nacional Eleitoral recebeu no dia dez do mês e ano em curso, o último lote de material para as eleições gerais de vinte e quatro de Agosto de dois mil e vinte e dois.


Com a chegada ao nosso país deste último carregamento, perfaz um total de mais de sessenta e oito toneladas de carga constituída por logística sensível, para as Eleições Gerais deste ano.


O referido material entregue a Comissão Nacional Eleitoral, pela empresa Espanhola INDRA, foi recepcionado pelo Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva acompanhado pelos Membros do Plenário e pelos Directores Nacionais deste órgão eleitoral.

Com a recepção deste material, é mais um passo para a marcha imparável rumo a concretização das eleições gerais de vinte e quatro de Agosto.


O Porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, esclareceu que a recepção da Logística eleitoral é um processo que está a ser desenvolvido ao longo de dois meses e que envolveu quatro carregamentos por via marítima e dez por via aérea.


“A logística sensível é o núcleo essencial de material eleitoral das Mesas das Assembleias de Voto, nomeadamente as urnas, actas, boletim de voto, carimbos, tinta indelével e material complementar que será utilizado para a votação”, explicou.


Lucas Quilundo, garantiu igualmente que, o material recebido totaliza o global de toda a logística Eleitoral para as eleições gerais deste ano e que de imediato será feita a devida distribuição, primeiro ao nível das Comissões Provinciais Eleitorais (CPE´s), seguidamente nas Comissões Municipais Eleitorais (CME´s) e para o último ponto do capilar de distribuição da logística para as Assembleias de Voto, até quarenta e oito horas antes do dia da votação, conforme estabelece a Lei Orgânica Sobre as Eleições Gerais.


É a primeira vez, que no quadro das eleições gerais a Comissão Nacional Eleitoral, tem com a antecedência, de catorze dias do pleito, a totalidade da logística das eleições.

 

“Este é um passo significativo, e um sinal inequívoco de que as eleições gerais irão acontecer”, rematou.