Catorze Milhões trezentos e noventa e nove mil, duzentos e noventa e um cidadãos maiores estão habilitados para votar no dia 24 de Agosto de 2022

Catorze Milhões trezentos e noventa e nove mil, duzentos e noventa e um cidadãos maiores estão habilitados para votar no dia 24 de Agosto de 2022
author CNE

14 Jun 2022

Estes dados constam do Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores definitivo - FICM, para as Eleições Gerais de 2022, recebido nesta segunda-feira, treze de Junho do ano em curso, pelo Plenário da Comissão Nacional Eleitoral, dirigido pelo Presidente Manuel Pereira da Silva, do Ministro da Administração do Território, Marcy Lopes.

Segundo o Ministro do MAT, Marcy Lopes, não constam deste Ficheiro os cidadãos já falecidos, os indivíduos que se encontram em contradição com a Lei, que lhes tenha sido aplicados medidas de privação da liberdade, bem como os cidadão que vão completar dezoito anos depois do dia 24 de Agosto de 2022.

 

O Ministro da Administração do Território Marcy Lopes, disse igualmente que no FICM definitivo, contém também as referências dos cidadãos registados em cada uma das províncias do país, assim como aqueles angolanos que procederam a sua actualização no exterior.

O Registo Eleitoral no exterior, permitiu também actualizar os dados dos angolanos de em idade eleitoral, residentes em Franca, Alemanhã, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Portugal, República do Congo Democrático e Brazaville, África do Sul, Namíbia, Holanda e a Zâmbia, num total de doze países.

 

O acto oficial, aconteceu na sala do Plenário da Comissão Nacional Eleitoral, no edifício Margareth Anstee, sendo o resultado do processo de Registo Eleitoral que arrancou em Setembro de 2021 a Abril do corrente ano. A cerimônia de entrega Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores definitivo - FICM, para as Eleições Gerais de 2022, foi presenciada pelos Membros da Comissão Nacional Eleitoral, Directores Nacionais da CNE e do Ministério da Administração do Território.