Encerrou a Formação de Formadores sobre o Pacote Legislativo Eleitoral

Encerrou a Formação de Formadores sobre o Pacote Legislativo Eleitoral
author CNE

17 Jun 2022

Setenta e cinco Formadores Nacionais, foram capacitados em matérias sobre o Pacote Legislativo Eleitoral, entre os dias dezasseis  e dezassete de Junho. 

 

A Formação de Formadores Nacionais sobre o Pacote Legislativo Eleitoral, enquadra-se nas tarefas da CNE, que tem como objectivo preparar os Agentes Eleitorais para que estejam preparados para realização das Eleições Gerais de 24 de Agosto, sem sobressaltos e conforme está estabelecido na lei. 

 

Durante dois dias, os setenta e cinco Formadores Nacionais, foram capacitados em matérias relacionadas com a Lei Orgânica sobre a organização e o funcionamento da CNE, Lei dos Partidos Políticos, Lei de Imprensa, Regime Disciplinar dos Membros da CNE e dos seus Órgãos Locais, bem como a Lei do Financiamento dos Partidos Políticos.

 

Segundo o Porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, a Formação de Formadores Nacionais sobre o Pacote Legislativo Eleitoral para as Eleições Gerais de 2022, é um acto preparatório para o arranque das actividades formativas da CNE e dos seus órgãos locais, no sentido de munir de ferramentas uniformes sobre o domínio dos conteúdos do Pacote Legislativo Eleitoral bem como do Manual, transmitindo métodos uniformes de interpretação enquanto instrumento de trabalho e mobilização dos eleitores para o exercício do direito do voto.

 

Os conteúdos formativos, foram ministrados pelos Membros da Comissão Nacional Eleitoral. Os Formandos são, os representantes das Missões Diplomáticas e Consulares dos Países e Cidades que vão acolher a votação no quadro das Eleições Gerais de 24 de Agosto, Presidentes das Comissões Provinciais Eleitorais, Presidentes das Comissões Municipais Eleitorais da Província de Luanda, Directores Nacionais, Chefes de Departamento de Formação, Educação Cívica Eleitoral e Informação das Comissões Provinciais Eleitorais, Técnicos da CNE e os Formadores Nacionais.