Com o objectivo de partilhar experiências entre os países Membros da Rede dos Órgãos Jurisdicional e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ROJAE-CPLP, a Comissão Nacional Eleitoral, realizou nesta quarta-feira, oito de Junho de 2022, em Luanda, o Seminário Internacional sobre a Votação Antecipada e a Votação no Exterior.
Durante o período da manhã foram abordados temas relacionados com o Voto Antecipado na perspectiva da Legislação Eleitoral Angolana, apresentado pelo Membro da CNE de Angola João Damião e moderado pelo Membro da CNE de Moçambique Rodrigues Timba.
No segundo painel, João de Almeida, Membro da Comissão Nacional de Eleições de Portugal e moderado pelo Membro da CNE de Angola Manuel Camati, abordou o Voto Antecipado nas Eleições Portuguesas.
No período da tarde, foram apresentados os temas relaccinados com o Voto no Exterior na perspectiva da Legislação Eleitoral Angolana, que teve como prelector o Membro da CNE de Angola, Cremildo Paca, que foi moderado pelo Ministro do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Carlos Horbach, no último painel a Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde, Cristina Leite, moderada pelo Membro da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, Maria Pascoal, abordou o Voto no Exterior nas Eleições de Cabo Verde.
No final do encontro, o Presidente da ROJAE-CPLP e da CNE, Manuel Pereira da Silva, agradeceu os participantes ao Seminário Internacional sobre a Votação Antecipada e a Votação no Exterior e afirmou que o mesmo atingiu a meta preconizada.
Participaram no encontro representantes dos órgãos da Administração Eleitoral dos países Membros da ROJAE-CPLP, os Membros da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, Presidentes das Comissões Provinciais Eleitorais, Directores e Chefes de Departamento da CNE-Angola.
Foram convidados ao Seminário internacional da ROJAE-CPLP, os Presidentes dos Tribunais Constitucional e Supremo, os Representantes dos Ministros da Administração do Território e das Relações Exteriores, Representante da Governadora da província de Luanda Corpo Diplomático da CPLP, Entidades Religiosas, Representantes dos Partidos Políticos e Coligações de Partidos Políticos, bem como os ex Presidentes da CNE.