CNE observa eleições Sul-africanas

CNE observa eleições Sul-africanas
author CNE

27 May 2024

Uma delegação da Comissão Nacional Eleitoral de Angola encontra-se na África do Sul, para observar as Eleições Gerais daquele país, que serão realizadas nesta quarta-feira, vinte de Maio do ano em curso.

 

A delegação de Angola composta pelos Comissários Nacionais Lucas Quilundo e Jorge Mussonguela, estão integradas na Missão de Observação do Forúm das Comissões Eleitorais da Comunidade dos Países de Desenvolvimento da África Austral (ECF-SADC) que estão destacados a acompanhar as Eleições em Joanesburgo.

 

Nos dias que antecedem as eleições, a equipa de observadores em que estão enquadrados os Membros da CNE, no âmbito da observação eleitoral acompanharam os actos de massas dos principais partidos políticos concorrentes, nomeadamente: o Congresso Nacional Africano (ANC), os Combatentes de Liberdade Económica e a Aliança Democrática.

 

Nas Eleições Gerais, os eleitores sul-africanos votam num partido político e não no candidato que o representa e em seguida são atribuídos aos partidos políticos o número de lugares no parlamento de acordo com sua quota parte dos votos escrutinados e os deputados elegem o Presidente da República.

 

Faz também parte da Delegação da Comissão Nacional Eleitoral, o Técnico António Bento.