Fake News nas Eleições junta os Membros da ROJAE-CPLP em Portugal

Fake News nas Eleições junta os Membros da ROJAE-CPLP em Portugal
author CNE

14 Feb 2023

A Comunicação Social, as Notícias Falsas e as Ferramentas de Inteligência Artificial nos Processos Eleitorais, juntou em Lisboa-Portugal entre os dias catorze e e dezasseis do mês em curso os Membros da Rede dos Órgãos Jurisdicionais da Administração Eleitoral, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP).

 

O evento que juntou os Membros da ROJAE-CPLP, e funcionários do mais alto nível de todos os órgãos eleitorais dos nove países que compõem a organização, está a ser orientado pelo Presidente da Rede dos Órgãos Jurisdicionais da Administração Eleitoral, dos Países de Língua Portuguesa, Manuel Pereira da Silva.

 

Durante os três dias, os participantes, vão analisar igualmente a Liberdade de Acção e Igualdade de Oportunidades das Candidaturas, os Desertos Informativos e outros Perigos da Democracia, as Eleições em Contexto de Desinformação e de Algoritmos Criados por Máquinas. Os temas foram apresentados pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, Carlos Simão Matsimbe, pelo Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Portugal, Luís Felipe Simões e pelo Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, Victor Tomé.

 
No período da tarde, os Membros da ROJAE-CPLP,  abordaram  temas como: as Vantagens e Perigos da Utilização de Ferramentas de Inteligência Artificial pelos Poderes Públicos nos Períodos Eleitorais, apresentado pelo Presidente da Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Principe, Carlos Barreiros.

 

No painéis a seguir os Membros da ROJAE-CPLP, analisaram a experiência brasileira nas Eleições de dois mil e vinte e dois, que contou com a apresentação da Ministra do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Carmem Lúcia, bem como as Fake News e Instrumentos de Inteligência Artificial, Verdades e Falsidades nos Processos Eleitorais, que teve como prelectores os Membros do Forúm das Comissões Eleitorais da SADC, Mesotho Moepya e João de Almeida.

 

Nesta quarta-feira, os Membros da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e da Admnistração Eleitoral, vão analisar em Sistema Alargado com grupos de trabalho, a Observação Eleitoral no Âmbito da ROJAE-CPLP, o terceiro e último dia, estará reservado para a realização da sexta Assembleia Geral da Rede dos Órgãos Jurisdicionais  e de Admnistração Eleitoral ROJAE-CPLP.