O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, recebeu nesta quarta- feira treze de Abril de dois mil e vinte e dois, uma delegação do Instituto Republicano Internacional (IRI), encabeçada pelo seu Director Sénior de Programas Hugues Marsac, acompanhado pela Gestora de Programa para Africa Austral,Kimberly Smiddy.
A audiência teve como objectivo de, o Instituto Republicano Internacional (IRI), manifestar o interesse de estreitar pareceria com a Comissão Nacional Eleitoral, no âmbito da preparação do processo eleitoral de Agosto próximo.
O Director Sénior de Programas Hugues Marsac,afirmou que num futuro próximo a IRI, poderá submeter à Comissão Nacional Eleitoral, uma proposta de parceria e aguardará pacientemente a resposta da CNE.
Ao tomar a palavra o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, apresentou a instituição que dirige, que tem a missão constitucional e legal, de organizar os processos eleitorais e esclareceu aos visitantes que CNE, é composta por dezassete Membros, sendo que dezasseis deles são eleitos por maioria absoluta dos Deputados da Assembleia Nacional, por indicação dos partidos políticos com assento parlamentar e um, que é o seu Presidente, que é indicado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial, através de um concurso público curricular.
Manuel Pereira da Silva, esclareceu igualmente, ao Director Sénior de Programas Instituto Republicano Internacional (IRI), Hugues Marsace a sua delegação, que a Comissão Nacional Eleitoral, a luz da Legislação eleitoral angolana, só pede ser financiada única e exclusivamente por fundos do Estado ou seja, por recursos ordinários do Orçamento Geral do Estado (OGE).
O Presidente da CNE, afirmou igualmente que tão logo o Instituto Republicano Internacional, submeta a proposta de pareceria, apresentará ao Plenário aquém compete definir e decidir colegialmente o tipo de relacções que serão estabelecidas entre as duas instituições.
A Gestora de Programas do Instituto Republicano Internacional (IRI) para África Austral, KimberlySmiddy, compreendeu o que a Legislação angolana estabelece e afirmou que em todas as latitudes onde a sua organização trabalha, primam pelo respeito das leis dos referidos países e em Angola não será diferente.
Manuel Pereira da Silva, durante a audiência com o Instituto Republicano Internacional (IRI), esteve ladeado, pelos Comissários Nacionais, Adriana Sepisso, Maria Pascoal, Lucas Quilundo e Gilberto Neto.