Militares e Polícias uniformizados poderão dirigir-se à Assembleia de voto para exercer o seu direito cívico

Militares e Polícias uniformizados poderão dirigir-se à Assembleia de voto para exercer o seu direito cívico
author CNE

19 Aug 2022

O Plenário da Comissão Nacional Eleitoral, reunido na sua vigésima segunda sessão extraordinária, nesta sexta-feira, dezanove de Agosto de dois mil e vinte dois, aprovou por unanimidade a Directiva que autoriza a votação de militares e polícias uniformizados, este documento orienta igualmente que os médicos, os agentes dos serviços de proteção civil e bombeiros, bem como os funcionários das companhias áreas, também estão autorizados a votarem trajados dos seus uniformes de trabalho nas Eleições Gerais de Vinte e quatro do corrente mês e ano.


Segundo o Porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, a decisão do Plenário da Comissão Nacional, reunido sob liderança do Presidente Manuel Pereira da Silva, tem como base a criação de condições para um determinado grupo de eleitores exercer o seu direito de voto, dada a importância do serviço público que prestam à sociedade.


Neste encontro, o Plenário da CNE analisou e aprovou igualmente a realização do Seminário Internacional sobre a Observação Eleitoral, que tem como objectivo dotar de conhecimentos os observadores sobre os princípios que regem a Legislação eleitoral angolana.


O Porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, afirmou por outro lado que a participação neste seminário, marcado para o próximo dia vinte e um do mês em curso, vai ser dirigido aos chefes das missões de observação eleitoral, bem como aos Membros da CNE.


Os Membros do Plenário da Comissão Nacional Eleitoral, foram ainda informados sobre o credenciamento dos observadores Eleitorais e que o partido político MPLA, foi a  única formação política que solicitou à CNE a formulação de convites para observadores eleitorais.


Participaram nesta plenária os Membros da Comissão Nacional, os Mandatários dos partidos políticos e da coligação de partidos políticos concorrentes, bem como os Assistentes permanentes das Candidaturas e do Executivo.