ROJAE-CPLP vai enviar observadores para eleições de Angola e Brasil

ROJAE-CPLP vai enviar observadores para eleições de Angola e Brasil
author CNE

08 Jun 2022

Os Membros da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP), reunidos em Luanda, nesta Quarta-Feira, oito de Junho de 2022, analisaram e aprovaram por unanimidade que os países que compõem a organização deverão observar as Eleições que serão realizadas em Angola e no Brasil.

 

A Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAR-CPLP), decidiu também que em cada missão de observação, deverá ser composta por observadores de todos os países Membros.

 

Para as Eleições Gerais de Angola que estão agendas para o dia vinte e quatro de Agosto do corrente ano, a ROJAE-CPLP, decidiu que a Missão de Observação será chefiada por São Tomé e Príncipe que será coadjuvado por Cabo Verde.

 

Angola, coordenará a Missão de Observação das eleições do Brasil, que será realizada no dia dois de Outubro do ano em curso, que será codjuvado por Portugal.

 

Durante a segunda reunião Extraordinária da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP), dirigida pelo Presidente da organização, Manuel Pereira da Silva, os oito, aprovaram ainda a bandeira da organização, bem como os modelos de identificação para as missões de observação, nomeadamente o Boné e o Colete de identificação.

 

Angola como País Membro, detém a Presidência rotativa da ROJAE-CPLP, cessando funções no próximo ano de 2023, passando a presidir a organização São Tomé e Príncipe.

 

Participaram na segunda assembleia geral extraordinária da ROJAE-CPLP, os representantes dos países membros, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.