Conselho das Igrejas Cristãs Angola quer observar Eleições Gerais de 2022

Conselho das Igrejas Cristãs Angola quer observar Eleições Gerais de 2022
author CNE

03 Jun 2022

O Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, recebeu em audiência nesta sexta-feira, três de Junho de dois mil e vinte e dois, a Secretária Geral do Conselho das Igrejas Cristãs Angola (CICA), Reverenda Deolinda Teca.

 

Durante a audiência, a Reverenda Deolinda Teca, manifestou a intenção da sua organização em fazer parte do processo Eleitoral, como Observadores das  Eleições Gerais que serão realizadas no nosso país no dia vinte e quatro de Agosto.

 

Nesta conformidade, o Conselho das Igrejas Critãs em Angola, pretende, credenciar todos os seus Membros, distribuidos em todas as províncias do país, para observarem as Eleições Gerais.

 

Entretanto o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, disse que o Plenário da CNE, aprovou recentemente o regulamento das quotas para os observadores Eleitorais, este documento espelhado na  Lei nº11/12, define  o número máximo de observadores internacionais que a Assembleia Nacional, o Tribunal Constitucional e cada Partido Político ou Coligação de Partidos políticos concorrentes, podem convidar para observarem as Eleições Gerais em Angola.

 

A Lei sobre Observação eleitoral, no seu Artigo 5º, estabelece igualmente que o processo de observação nacional e internacional,  inicia com a campanha eleitoral e termina com a publicação oficial dos resultados definitivos.

 

O Presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, fez-se acompanhar nesta audiência pelos Membros, Maria Pascoal, Adriana Cepisso, Cremildo Paca e Lucas Quilundo, pelo Conselho das Igrejas Critãs em Angola-CICA a Secretaria Geral Reverenda Deolinda Teca, esteve ladeada pelos Pastores Leo Mesom e João Conde.